top of page

A companhia nasceu da fragmentação da remota 'Cia Sanca de Teatro', após o grupo ter encerrado as atividades depois de cinco anos de atuação. Parte do elenco da falecida companhia enxergou a necessidade de renascer com uma nova linguagem e perspectiva, criando assim a Cia Espelunca de Teatro em 2016.

Iniciou-se, então, a pesquisa relacionada ao texto 'As intermitências da Morte' do escritor português José Saramago e da linguagem bufônica para a criação de personagens baseados na mitologia clássica e um texto autoral denominado 'A Roda da Fortuna'. A pesquisa, dramaturgia e processo foram selecionados para o Programa de Qualificação em Artes- Ademar Guerra em 2016, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. 

A companhia também deu continuidade ao projeto sociocultural 'Vivência Teatral', que teve início em 2014, ainda com a Cia Sanca. O objetivo do projeto é primordialmente atender ao público a partir de 14 anos interessados em fazer teatro. O "Vivência Teatral" já passou por quatro edições.

Em 2017, o grupo foi selecionado novamente para o Programa de Qualificação em Artes, desta vez com uma releitura e adaptação da comédia grega de Aristófanes 'Lisístrata', discutindo a força da mulher na sociedade da época. Além dessa conquista, a companhia passou a desenvolver encontros para aprimorar a pesquisa do clown.

 

Atualmente a companhia conta com uma estrutura que abrange dois núcleos: circense e teatral. E assume a postura e configuração de um grupo profissional de artes cênicas. 

                                             Bem-vindo a nossa Espelunca

Desenvolver, de forma técnica e social, a capacidade de produzir trabalhos próprios e críticos
Valorizar a diversidade dentro e fora dos palcos

A COMPANHIA

Missão

Visão

© 2017 por Cia. Espelunca de Teatro. 

Valores

  • Diversidade

  • Pró-atividade

  • Comicidade

  • Linguagem Popular 

bottom of page